A Atenção Primária à Saúde (APS) busca oferecer um cuidado integral e contínuo. Nesse contexto, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), como a auriculoterapia, contribuem para o tratamento de doenças crônicas e emocionais, além de colaborarem para a redução do uso excessivo de medicamentos. Nesse sentido, na tarde do dia 21 de outubro de 2025, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, a Clínica da Família Rinaldo De Lamare realizou uma ação de auriculoterapia voltada à população atendida na unidade, em comemoração ao Outubro Rosa.
Dessa forma, a auriculoterapia, reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), é uma prática integrativa oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS). De baixo custo, não invasiva e com poucos efeitos adversos, ela favorece o autocuidado, fortalece o vínculo entre profissionais e usuários e contribui para a resolutividade na Atenção Primária à Saúde (APS).
Portanto, a auriculoterapia configura-se como uma valiosa aliada no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), por estar em consonância com os princípios da integralidade, da humanização e da promoção da saúde.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)