A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. No Brasil, dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) indicam um aumento contínuo nos casos de sobrepeso e obesidade entre crianças nos últimos anos. Nesse contexto, na tarde do dia 19 de setembro de 2025, foi realizada uma ação em saúde no auditório da OTICS – Rio Rocinha sobre obesidade infantil. A ação teve foco especial nas crianças pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) da Clínica da Família (CF) Rinaldo De Lamare, destacando o acompanhamento das medidas antropométricas como ferramenta de vigilância nutricional e de prevenção de agravos à saúde. A atividade contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta pela assistente social Alessandra, a psicóloga Sheila, as nutricionistas Raquel e Cristiane, e as enfermeiras Eduarda e Renata.
Sendo assim, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), o combate à obesidade infantil deve ocorrer por meio de ações interdisciplinares, envolvendo médicos, enfermeiros, nutricionistas, profissionais de educação física e agentes comunitários de saúde.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem papel estratégico na identificação precoce de crianças com risco de sobrepeso, na promoção de práticas alimentares saudáveis e na articulação com escolas e outros setores da comunidade.
Dessa forma, espaços construídos pelas equipes de Saúde da Família (eSF) para acompanhamento nutricional e antropométrico de beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), fortalece os vínculos, esclarece dúvidas e fomenta uma Atenção Primária à Saúde (APS) cada vez mais resolutiva e fundamental para a prevenção de doenças.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.br