O cuidado integral à saúde da criança na Atenção Primária à Saúde (APS) requer abordagens que vão além do acompanhamento clínico e biomédico, incorporando práticas de promoção de saúde, prevenção de agravos e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nesse contexto, na tarde do dia 25 de agosto de 2025, a Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza promoveu um encontro com o grupo “Brincar e Conversar” e por meio de atividades lúdicas, rodas de conversa e práticas integrativas, o grupo visa criar um espaço seguro para expressão de emoções, fortalecimento de vínculos afetivos e construção de redes de apoio.
Sendo assim, o grupo surge como uma proposta interdisciplinar que utiliza o brincar como ferramenta central para a escuta, o acolhimento e a intervenção com crianças e seus cuidadores. Nesse sentido, constitui-se como uma estratégia importante para estimular o desenvolvimento infantil, promover a saúde mental e apoiar as famílias em sua função de cuidado.
Além disso, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC, 2015) destaca a relevância de ações intersetoriais e interdisciplinares voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a promoção da saúde mental e o estímulo ao desenvolvimento infantil. Dessa forma, o grupo “Brincar e Conversar” se alinha diretamente a essas diretrizes, atuando como um dispositivo de cuidado longitudinal, centrado na escuta qualificada e na valorização do protagonismo das famílias.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.br