Na tarde do dia 24 de outubro de 2025, o Laboratório de Informática da OTICS Rocinha foi recebeu uma importante atividade formativa voltada aos acadêmicos de Medicina da Universidade Veiga de Almeida (UVA). A aula, ministrada pela médica responsável técnica (RT) Juliana Noronha, abordou o Guia Rápido de Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, documento essencial que norteia o manejo clínico e o acompanhamento de pessoas com Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde (APS).Durante o encontro, a médica destacou a importância de os futuros profissionais da saúde conhecerem e aplicarem os protocolos e guias oficiais da rede municipal, que padronizam as condutas e garantem um atendimento mais seguro, eficiente e equitativo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compreender esses instrumentos é fundamental para a integração entre o aprendizado acadêmico e a prática profissional, especialmente nas unidades de saúde que atuam diretamente com a população.
Dessa forma, os acadêmicos puderam compreender de forma prática como o Guia Rápido de Diabetes orienta o diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença, além de reforçar a importância da educação em saúde, da mudança de hábitos de vida e do acompanhamento contínuo para o controle glicêmico e prevenção de complicações. A aula também abriu espaço para discussão de casos clínicos reais, o que contribuiu para uma formação mais crítica e contextualizada da realidade da Atenção Primária à Saúde (APS).
Contudo, a manutenção de estudos de casos de pessoas acometidas por doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus, é de extrema relevância para a consolidação do aprendizado e o aprimoramento das práticas clínicas. Essa abordagem estimula a reflexão sobre a integralidade do cuidado, o papel da equipe multiprofissional e a importância da empatia e do vínculo com o paciente. Iniciativas como essa reforçam o compromisso entre ensino e serviço, fortalecendo a rede municipal de saúde e as instituições de ensino. O aprendizado baseado em protocolos oficiais e na vivência prática proporciona aos estudantes uma base sólida para atuarem de forma responsável, técnica e humanizada no cuidado às pessoas com doenças crônicas, em especial o diabetes.
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