A utilização da sala de espera como espaço educativo também reforça a importância das ações de promoção da saúde no cotidiano das unidades. Nesses momentos, temas relevantes como prevenção de doenças, autocuidado e organização dos serviços podem ser abordados de forma acessível, fortalecendo o protagonismo dos usuários no cuidado com a própria saúde. Dentro desse contexto, na manhã do dia 21 de outubro de 2025, os acadêmicos de Medicina da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizaram uma ação educativa na sala de espera da Clínica da Família Rinaldo De Lamare, com o intuito de dialogar com os usuários sobre a importância do Cadastro Situacional da população atendida na unidade.
Durante a atividade, os estudantes conversaram com os pacientes sobre a necessidade de manter os dados cadastrais sempre atualizados como endereço, telefone de contato e informações familiares, destacando o papel essencial dessas informações para a qualidade e continuidade da assistência em saúde.
Dessa forma, a Cadastro Situacional é uma ferramenta estratégica dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), pois permite o conhecimento real do território e auxilia no planejamento das ações das equipes de Saúde da Família (eSF). Além disso, garante que os usuários possam ser localizados com facilidade para o agendamento e entrega de consultas reguladas (SISREG), exames e acompanhamentos, fortalecendo a cobertura assistencial e o vínculo entre os profissionais e a comunidade.
Diante disso, para os acadêmicos de Medicina, essa vivência representa uma experiência prática valiosa, aproximando-os da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do funcionamento das Clínicas da Família. O contato direto com os usuários e as equipes multiprofissionais contribui para uma formação mais humanizada e contextualizada, essencial à atuação médica contemporânea. A ação dos estudantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA) demonstra o potencial transformador das parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde, contribuindo tanto para o desenvolvimento acadêmico dos futuros profissionais quanto para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no território.
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