Com o intuito de garantir que as equipes de Saúde da Família (eSF) tenham informações corretas e atualizadas sobre cada pessoa do território, permitindo um acompanhamento mais eficiente, organizado e ofertar uma atenção resolutiva e humanizada. Na tarde do dia 14 de outubro de 2025, no Laboratório de Informática da OTICS-Rio Rocinha, a Clínica da Família Rinaldo De Lamare promoveu uma importante ação de atualização dos cadastros dos usuários do território. A atividade foi conduzida pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que diariamente percorrem as residências e acolhem os usuários para garantir que todas as informações socioeconômicas e de saúde estivessem devidamente atualizadas no sistema.
Dessa forma, a manutenção do cadastro no prontuário eletrônico é uma estratégia fundamental no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), pois permite que a unidade tenha uma visão real e organizada das necessidades da população. Com os dados atualizados, torna-se mais eficiente a entrega de documentos essenciais, como solicitações e autorizações do SISREG, além do acesso rápido aos resultados de exames e demais informações clínicas.
Diante disso, essas ações impactam diretamente na qualidade da assistência oferecida. Um cadastro correto garante que o usuário seja localizado com facilidade, seja lembrado de consultas e exames e receba orientações em tempo oportuno. Além disso, favorece o planejamento das equipes de Saúde da Família (eSF), que conseguem identificar prioridades e traçar estratégias de cuidado com maior precisão.
Portanto, ao fortalecer o vínculo entre a comunidade e a unidade, a atualização cadastral reforça o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciativas como essa reverberam positivamente na organização das consultas, no acompanhamento contínuo dos pacientes e em todas as etapas relacionadas ao cuidado integral.
Com empenho e compromisso, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) mais uma vez demonstram seu papel essencial na promoção da saúde e no funcionamento eficiente da rede pública. Sendo protagonistas na organização e planejamento de melhores ações em saúde, facilitando o acesso a serviços e garantindo a continuidade do cuidado.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte: