O câncer do colo do útero representa um relevante problema de saúde pública. Sua principal forma de prevenção é o exame citopatológico, conhecido como exame preventivo ou Papanicolau. Nesse contexto, na manhã do dia 23 de setembro de 2025, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, a enfermeira preceptora Ana Carolina abordou o tema e demonstrou a coleta do exame para acadêmicos de medicina da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Dessa forma, a Atenção Primária à Saúde (APS), como porta de entrada do sistema de saúde, é o espaço ideal para o rastreamento, seguimento de casos, ações educativas e promoção do autocuidado. Por isso, é essencial que os acadêmicos de medicina adquiram, ainda na graduação, conhecimento técnico e científico sobre fatores de risco como infecções sexualmente transmissível (ISTs) início precoce da vida sexual e tabagismo e condutas adequadas no rastreamento e manejo da doença.
Portanto, o domínio da coleta citopatológica e o entendimento das ações preventivas são responsabilidades fundamentais na formação médica voltada para a Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo uma atuação mais eficaz na saúde pública.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.br