Com o intuito de promover a formação em Promoção da Saúde com foco no acolhimento, escuta ativa e abordagem antirracista. Na tarde do dia 5 de setembro de 2025, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, foi concluída a formação dos promotores populares de saúde antirracista, com a entrega dos certificados aos participantes que finalizaram o curso.
Dessa forma, o curso tem como objetivo principal formar agentes populares preparados para atuar em territórios periféricos e socialmente vulnerabilizados, promovendo práticas e saberes antirracistas no campo da promoção da saúde. Essa formação está em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que se refere à equidade, à participação social e à valorização dos saberes populares.
Portanto, o curso não se limita à transmissão de conteúdos, mas se constitui como um dispositivo de transformação das práticas e das políticas em saúde, contribuindo para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) efetivamente universal, equânime e antirracista.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:





