Na manhã de 21 de agosto de 2025, o Complexo de Saúde da Rocinha recebeu a visita do Dr. Cristian Morales Fuhrimann, Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil. A agenda marcou um momento de destaque para a saúde pública carioca, reforçando o compromisso da cooperação internacional com a promoção do acesso universal e a qualificação do atendimento nos territórios.
A apresentação do Complexo Saúde da Rocinha foi conduzida pelas representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) Larissa Terrezo, Superintendente de Atenção Primária, e Emanuelle Correa, Superintendente de Integração de Áreas de Planejamento, Rosangela Frossard, Coordenadora Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 2.1 (CAP 2.1). Elas ressaltaram a relevância da presença da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para fortalecer parcerias estratégicas e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem a equidade no cuidado em saúde.
O Complexo de Saúde da Rocinha reúne serviços fundamentais para a assistência da população local como uma UPA 24h, que garante pronto atendimento em situações de urgência e emergência; o CAPS III, especializado no cuidado em saúde mental; e a Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, responsável pelo acompanhamento integral dos moradores por meio da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa integração entre diferentes níveis de cuidado foi apresentada como um exemplo de organização da rede em áreas de grande vulnerabilidade social.
Dessa forma, durante a visita, o Dr. Morales Fuhrimann pôde dialogar com profissionais das unidades, conhecendo de perto os desafios enfrentados diariamente e as estratégias implementadas para ampliar o acesso, reduzir desigualdades e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na Rocinha. Ele destacou a importância de valorizar o trabalho em equipe e de promover soluções inovadoras para garantir a continuidade da assistência, mesmo em contextos de elevada complexidade social.
Portanto, a visita do Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Brasil à Rocinha simboliza um reconhecimento internacional dos avanços conquistados pela rede municipal de saúde do Rio e, ao mesmo tempo, reafirma o compromisso de buscar continuamente melhorias para a população. Ao promover esse diálogo entre gestores, profissionais e organismos internacionais, a Secretaria Municipal do Rio (SMS-Rio) reforça o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como referência de inclusão, integralidade e participação social.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte: