A porta de entrada de acesso as ações de assistência odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Atenção Primária à Saúde (APS), através das equipes de Saúde Bucal (eSB), onde estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na tarde do dia 21 de agosto de 2025, na sala da Equipe de Saúde Bucal da Clínica da Família Rinaldo De Lamare, acompanhamos as atividades de saúde bucal que têm ganhado cada vez mais destaque como parte fundamental do cuidado integral aos usuários da Atenção Primária à Saúde (APS).
Diante disso, as equipes de saúde bucal (eSB) atuam de forma articulada com médicos de família e Comunidade, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e demais profissionais, no território das equipes de Saúde da Família (eSF) da CF Rinaldo De Lamare. Promovendo e oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação, a crianças, idosos, gestantes e toda a família que vão desde o acompanhamento regular até o acesso a tratamentos especializados.
Entre os serviços oferecidos, está a reabilitação protética, que garante aos usuários a confecção de próteses dentárias. Esse recurso representa um avanço significativo, uma vez que devolve a função mastigatória, melhora a estética e contribui para a autoestima e qualidade de vida das pessoas atendidas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do acesso a próteses dentárias na Atenção Primária é uma estratégia essencial para a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo que a população em situação de maior vulnerabilidade também possa ter acesso a esse tipo de tratamento.
Portanto, a equipe de Saúde Bucal (eSB) da CF Rinaldo De Lamare, relata melhorias não apenas na saúde bucal, mas também no convívio social e no bem-estar geral após receberem as próteses. Gerando auto estima, confiança e inclusive uma forma de alimentação melhor garantindo uma mastigação saudável.
Assim, com esse trabalho, a unidade reafirma o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e como espaço capaz de oferecer cuidado integral, humanizado e resolutivo para toda a comunidade.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Brasil Sorridente Saúde Bucal no SUS