Infância em Foco – Avaliação Multidimensional da Criança – CF Rinaldo De Lamare

Com o intuito de fomentar e desenvolver uma avaliação multidimensional da criança considerando várias dimensões do desenvolvimento, reconhecendo a criança como um sujeito em formação inserido em contextos familiares e socioculturais. Nesse sentido, na manhã do dia 13 de agosto de 2025, no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, a Clínica da Família Rinaldo De Lamare promoveu uma ação voltada à avaliação multidimensional da criança. Além de avaliação da caderneta de vacinação, aplicação de vacinas, avaliação dentária, aplicação de flúor, avaliação antropométrica, perímetro cefálico e avaliação da curva de desenvolvimento infantil.
A atividade idealizada pelas equipes de Saúde da Família (eSF) contou com palestras sobre prevenção de acidentes na infância, ministradas pela médica residente em pediatria Júlia, do Instituto Fernandes Figueira (IFF). Também participaram os residentes do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) abordando temas nutricionais como a importância da amamentação nos primeiros meses de vida, a equipe de saúde bucal da CF Rinaldo De Lamare abordou, respectivamente, os temas de alimentação saudável e de cuidados com a higiene bucal infantil.Sendo assim, a avaliação multidimensional, realizada por equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), utiliza protocolos do Ministério da Saúde (MS) e instrumentos clínicos e psicoeducacionais para analisar aspectos como desenvolvimento, crescimento, nutrição, saúde emocional, condições socioeconômicas, vínculo familiar e acesso a serviços.
Diante disso, o evento idealizado pelas equipes de Saúde da Família (eSF) fortalece o vínculo entre as famílias e a Unidade de saúde, atualizando e compartilhando informações não somente coletadas em atendimentos e visitas domiciliares, mas registradas em prontuários eletrônicos e discutidas em equipe para orientar planos de cuidado integrados.
Nesse contexto, a aplicação da avaliação multidimensional permite a identificação precoce de vulnerabilidades, como atrasos no desenvolvimento, sinais de sofrimento psíquico, situações de negligência ou risco social, entre outras. Além disso, fortalece o vínculo entre profissionais de saúde, crianças e suas famílias, contribuindo para a construção de um cuidado mais humanizado e centrado nas necessidades reais da população infantil.
Portanto, a avaliação multidimensional da criança, como desenvolvida na Clínica da Família (CF) Rinaldo De Lamare, representa um avanço na qualificação do cuidado infantil no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Ao considerar as múltiplas dimensões que atravessam a infância, essa abordagem contribui para a efetivação dos direitos da criança, a redução das iniquidades em saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública universal e integral.

 

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
Scielo

Introdutório em Atenção Primária à Saúde (APS) com Acadêmicos de Medicina do 2º Período da Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Com o intuito de iniciar a vivência na Atenção Primária em Saúde (APS), os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer a realidade social, cultural e epidemiológica das Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, compreendendo o impacto dos determinantes sociais da saúde. Nesse contexto, na tarde do dia 12 de agosto de 2025, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, a enfermeira preceptora Ana Carolina dos Santos ministrou uma aula aos acadêmicos de Medicina do segundo período da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Durante o encontro, foram abordadas as principais ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, todas realizadas de forma contínua, integrada e centrada nas necessidades da população.Sendo assim, para os acadêmicos de Medicina do 2º período da Universidade Veiga de Almeida (UVA), esse contato direto com a população permite que desenvolvam habilidades essenciais, como a escuta qualificada, o vínculo com o paciente, o trabalho em equipe multiprofissional e a tomada de decisão baseada na integralidade do cuidado, um momento fundamental na formação médica. Desde o início da graduação, é essencial compreender a importância do cuidado centrado na pessoa, no contexto familiar e comunitário, com foco na longitudinalidade do cuidado e no fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários.Portanto, ao longo desse processo formativo, os alunos são introduzidos às diretrizes da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como aos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, compreendem a relevância do trabalho em equipe multiprofissional como eixo estruturante da prática em saúde.Dessa forma, a vivência na Atenção Primária à Saúde (APS) promove a construção de um olhar ampliado sobre o processo saúde-doença, contribuindo para a formação de médicos socialmente comprometidos e tecnicamente qualificados. Fomentar o ensino prático de médicos na Atenção Primária significa investir em um sistema de saúde mais resolutivo, acessível e equitativo. Essa vivência contribui não apenas para a qualificação profissional, mas também para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção de uma saúde mais próxima, humana e efetiva para todos.

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
Gov.br