Oficina Prática de Auriculoterapia – CF Rinaldo De Lamare

A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular com o objetivo de tratar diversas condições físicas e emocionais. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), sua aplicação na Atenção Primária à Saúde (APS) tem se mostrado eficaz, segura e de baixo custo. Nesse contexto, na tarde do dia 16 de julho de 2025, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, a Clínica da Família (CF) Rinaldo De Lamare promoveu uma aula prática de auriculoterapia, conduzida pela enfermeira e preceptora Juliana Capilupi.A atividade contou com a participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos de enfermagem, preceptores e residentes do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).Sendo assim, durante a aula, os participantes puderam identificar pontos auriculares, praticar a aplicação de sementes e esferas metálicas, além de discutir protocolos terapêuticos voltados às principais demandas da Atenção Primária à Saúde (APS), como ansiedade, insônia, dores musculoesqueléticas, tabagismo e hipertensão arterial.
oficina
Contudo, a oficina também favorece a integração multiprofissional, fortalecendo o trabalho em equipe e ampliando a percepção sobre o cuidado integral e a escuta qualificada, fortalecendo assim, a gestão do cuidado.Portanto, as oficinas práticas de auriculoterapia nas Clínicas da Família (CF) e nos Centros Municipais de Saúde (CMS) é uma estratégia eficaz para difundir práticas integrativas e promover o cuidado ampliado e humanizado. Investir em formação continuada e apoio técnico para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para consolidar o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando as especificidades locais e as necessidades dos usuários.Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.br

Comissão e Revisão de Prontuário: Pré-Natal, Pré-Natal de Alto Risco, Puericultura, Tuberculose e Crianças menores de 1 ano – CF Rinaldo De Lamare

A revisão de prontuários constitui uma prática fundamental para assegurar a qualidade da atenção à saúde, a segurança do paciente e o cumprimento dos preceitos legais e éticos na prestação de serviços nas Clínicas da Família (CF) e nos Centros Municipais de Saúde (CMS). Nesse sentido, na manhã do dia 16 de julho de 2025, realizou-se uma reunião da Comissão de Revisão de Prontuários da Clínica da Família Rinaldo De Lamare, no laboratório de informática da OTICS – Rio Rocinha.Durante o encontro, foram atualizados e discutidos os cadastros dos usuários relacionados aos atendimentos de pré-natal, pré-natal de alto risco, puericultura, tuberculose e crianças menores de 1 ano.
Sendo assim, o prontuário é um documento legal e clínico fundamental. Ele reflete o cuidado prestado ao usuário, serve como instrumento de comunicação entre os membros da equipe multiprofissional e é uma fonte importante de dados para a gestão do cuidado, pesquisa e avaliação de serviços.
A Comissão de Revisão de Prontuários é composta por profissionais de diferentes categorias, como médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e administrativos.Portanto, a atuação da Comissão de Revisão de Prontuários nas Clínicas da Família fortalece a qualidade da assistência, valoriza a documentação como parte do cuidado integral e incentiva a reflexão contínua sobre as práticas profissionais. É um instrumento estratégico para aprimorar a gestão do cuidado e consolidar os princípios da Atenção Primária à Saúde.Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
Gov.com