Com o intuito de reforçar estoques de sangue no Hemorio e salvar vidas, na manhã do dia 11 de julho de 2025, os profissionais das equipes de Saúde da Família da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, capitaneada pelo profissional de educação física Raul do Programa Academia Carioca iniciaram uma campanha de doação de sangue no Hemorio, buscando contribuir com os estoques da rede pública e reforçar a assistência em emergências e tratamentos contínuos.
Diante disso, o principal objetico da doação de sangue é salvar vidas através da transfusão de componentes sanguíneos para pessoas que necessitam como vítimas de acidentes, pacientes cirúrgicos e aqueles com doenças que requerem reposição sanguínea. O sangue é essencial e insubstituível, e a doação voluntária é fundamental para manter os estoques dos hemocentros abastecidos. O Hemorio abastece hospitais de emergência, além de atender pacientes com doenças como anemias, leucemias, hemofilia e outras condições hematológicas.
Portanto, é preciso saber os requisitos para a doação como ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis); pesar no mínimo de 50 kg; gozar de boas condições de saúde; portar documento oficial com foto e estar em jejum parcial: evitar alimentos gordurosos por 4 h e álcool por 12 h antes da doação.
Dessa forma, ações como doar sangue reforça de forma imediata os estoques, garantindo apoio contínuo para cirurgias, grandes emergências e pacientes crônicos; constrói e garante o engajamento comunitário, fortalecendo laços entre a Clínica da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) e a população assistida; gera ação educativa e de cidadania, com orientações sobre os processos, benefícios e periodicidade segura da doação. Assim, interessados devem procurar a Clínica da Família (CF) ou Centros Municipais de Saúde (CMS) mais próxima da sua casa para receber toda orientação prévia. Dúvidas podem ser esclarecidas pela equipe de Saúde da Família (eSF). Esse gesto de solidariedade é uma oportunidade para salvar vidas e reforçar o Sistema Único de Saúde e salvar vidas.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes: