A Importância do Registro de Vacinação e a Prática de Vacinação para Acadêmicos de Medicina – CF Rinaldo De Lamare

Com intuito de reforçar a importância da atualização cadastral no sistema e a familiarização dos Acadêmicos de Medicina da Universidade Veiga de Almeida, com a plataforma SI-PNI RDL (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – Registro de Doses Locais), na manhã do dia 28/04/2025, no Laboratório de Informática da Estação OTICS-Rio Rocinha foi realizado a inclusão das doses aplicadas na campanha de influenza, direcionado aos acadêmicos de Medicina com foco no uso e atualização do SI-PNI RDL (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – Registro de Doses Locais). A inclusão das doses aplicadas pelos acadêmicos tem como principal objetivo reforçar a importância da atualização cadastral adequada no sistema.A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes no controle e na erradicação de doenças imunopreveníveis. Para os acadêmicos de Medicina da Universidade Veiga de Almeida, compreender profundamente a importância do registro correto de vacinação e da aplicação adequada das vacinas é essencial, não apenas para sua formação acadêmica, mas também para sua futura prática profissional.O registro de vacinação, realizado de forma precisa e atualizada, é fundamental para garantir a segurança do paciente, o monitoramento das coberturas vacinais e a formulação de estratégias de saúde pública. Dados confiáveis permitem identificar áreas de vulnerabilidade, planejar campanhas de imunização e responder rapidamente a surtos de doenças, reforçando a proteção coletiva.Além disso, a correta aplicação das vacinas exige conhecimento técnico, ética e responsabilidade. Os acadêmicos que dominam esses procedimentos desenvolvem habilidades práticas indispensáveis para sua atuação enquanto médicos, tornando-se agentes fundamentais na promoção da saúde e na prevenção de doenças.Inserir os estudantes no contexto da vacinação e do registro de dados fortalece o compromisso com a qualidade da assistência em saúde, sensibilizando-os quanto ao seu papel como profissionais de referência na promoção da imunização, na vigilância epidemiológica e no fortalecimento das políticas públicas de saúde.

 

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
PNI

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, é celebrado em 28 de abril, esse dia foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005 para promover a prevenção de acidentes e homenagear as vítimas de acidentes de trabalho.Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção. Um adoecimento ocupacional é qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.Um acidente de trabalho Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/1991, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

– doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

– doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.Sendo assim, é necessário construir um ambiente de trabalho seguro vai além do cumprimento de normas; exige uma cultura de prevenção, responsabilidade e respeito à vida, com consciência dos riscos, comunicação aberta, bons exemplos e engajamento de todos. Isso resulta em menos acidentes, mais bem-estar e maior produtividade.

 

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:

Tribunal Superior do Trabalho

Ministério do Trabalho

Alunos da Escola Municipal Luiz Paulo Horta Promovem Ação de Conscientização sobre a Tuberculose na CF Maria do Socorro

O Programa Saúde na Escola (PSE), dos Ministérios da Saúde e da Educação, promove a integração entre saúde e educação. Sendo assim, na tarde do dia 24 de abril de 2025, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Luiz Paulo Horta fizeram uma apresentação sala de espera na Clínica da Família (CF) Maria do Socorro, sobre a tuberculose e assim, abordando sintomas, prevenção e tratamento da doença.Neste sentido, os alunos conscientizaram todos que estavam na sala de espera sobre a tuberculose que é uma doença infecciosa que ainda atinge milhares de pessoas todos os anos, e falar sobre ela nas escolas é fundamental para informar, prevenir e combater o preconceito.Com isso, a doença é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Tuberculosis, essa doença afeta principalmente os pulmões e se transmite pelo ar, por meio da fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas.Dessa forma, a conscientização foi através de cartazes com mensagens de prevenção, cuidados e a importância de procurar atendimento médico ao perceber sinais da doença.Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:

Gov.br