Reunião de Alinhamento de Fluxos de Vigilância Epidemiológica com a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS-CAP 2.1) junto à CF Maria do Socorro e UPA Rocinha

A Atenção Básica é um modelo de atenção à saúde que se desenvolve através da Estratégia Saúde da Família (ESF), a principal porta de entrada dos usuários para acesso aos serviços. No intuito de melhorar, aperfeiçoar e garantir um serviço de qualidade, profissionais da saúde da Clínica da Família Maria do Socorro (CF) e a UPA Rocinha, reuniram-se junto aos responsáveis técnicos da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Área Programática 2.1 (CAP-2.1), na tarde do dia 17 de abril de 2025, para uma reunião de alinhamento de fluxos sobre vigilância epidemiológica no território.Sendo assim, a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), é um setor da Secretaria de Saúde que tem como principal função monitorar, prevenir e controlar doenças e outros problemas que possam afetar a saúde da população.Diante disso, a atuação da Vigilância em Saúde vai além do monitoramento de doenças; ela também desempenha um papel fundamental na identificação de riscos relacionados ao ambiente. Isso inclui a detecção e controle de vetores, como o mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya —, além da avaliação da qualidade da água, garantindo condições seguras para o consumo e uso pela população. Essas ações são essenciais para a promoção da saúde e prevenção de agravos no território.Além disso, essa divisão realiza ações de fiscalização em estabelecimentos de saúde, alimentos, medicamentos e locais públicos para garantir que estejam dentro das normas sanitárias.
Por fim, essa iniciativa reforça a importância do trabalho intersetorial e da comunicação eficaz entre os diversos níveis da atenção, contribuindo para um sistema de saúde mais integrado, eficiente e centrado nas necessidades da população.

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:

gov.br

Treinamento Sobre Uso e Manuseio de Extintores e Sobre as Classes de Incêndios

O treinamento sobre o uso e manuseio de extintores e classes de incêndio é essencial para garantir a segurança contra incêndios, especialmente em ambientes de trabalho, indústrias e locais com grande circulação de pessoas. Ele capacita os funcionários a identificar o tipo de incêndio, escolher o extintor correto e agir de forma rápida e segura. Dessa forma, no dia 17 de abril de 2025, foi realizado um treinamento no auditório da Estação OTICS – Rio Rocinha com os funcionários da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, com o objetivo de capacitar os colaboradores em técnicas de combate a incêndios e uso de extintores.Sendo assim, esse treinamento capacita os funcionários a identificar rapidamente o tipo de fogo e usar o extintor adequado para combatê-lo de forma eficaz, prevenindo que o incêndio se espalhe. Existem cinco classes principais de incêndio (A, B, C, D e K), e cada uma requer uma abordagem específica. Além de garantir a segurança das pessoas, esse treinamento ajuda a reduzir danos materiais e cumprir a legislação de segurança (como a NR-23 no Brasil).O treinamento sobre o uso de extintores e classes de incêndio é essencial para garantir a segurança no ambiente de trabalho. Ele prepara os funcionários para identificar rapidamente o tipo de incêndio e escolher o extintor adequado, além de ensinar a técnica correta de uso do equipamento.Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:

Sp.gov.br

Gov.br