O Programa Saúde na Escola (PSE), uma política intersetorial dos setores da Saúde e da Educação, foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Essa iniciativa promove a articulação entre as políticas públicas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública, com o objetivo de garantir uma formação integral e a promoção da saúde. Na tarde do dia 11/04/2025, a equipe de Saúde da Família (eSF) da CF Maria do Socorro, esteve no CIEP Doutor Bento Rubião junto aos alunos com atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).Contudo, a intersetorialidade entre as redes públicas de saúde, educação e demais redes sociais envolvidas no desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), vai além da simples oferta de serviços em um mesmo território. Ela busca criar condições para a sustentabilidade das ações por meio da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre as escolas e a Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a base do programa, que representa uma estratégia de integração entre saúde e educação para o fortalecimento da cidadania e a qualificação das políticas públicas brasileiras.
Diante disso, a responsabilidade da Atenção Primária em Saúde (APS) com o território e sua população é contínua, incluindo a comunidade escolar. A adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) é uma forma de sistematizar as intervenções destinadas a esse público no âmbito das redes públicas de saúde e educação. Tal adesão representa um compromisso assumido pelas Secretarias de Saúde e de Educação para garantir a atenção integral à saúde dos estudantes e sua formação completa, por meio de ações de promoção, prevenção e cuidado.
Sendo assim, o monitoramento e a avaliação devem ser incorporados como práticas permanentes e culturais na implementação do Programa Saúde na Escola (PSE). Além de constituírem diretrizes do programa, essas práticas representam oportunidades valiosas para o aprimoramento das ações, pois permitem acompanhar os impactos no território e reorientar as intervenções quando necessário.
Nesse contexto, há diversas possibilidades de monitoramento e avaliação no âmbito do PSE — desde o acompanhamento das ações realizadas por meio dos sistemas de informação em saúde até a realização de processos avaliativos mais complexos. Avaliar e monitorar as ações do Programa é reconhecer o valor das atividades desenvolvidas e legitimar os esforços dedicados à atenção à saúde dos estudantes.
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Fonte:
Gov.br