Idealizado em 2007 e gerido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) desde 2015, os jovens da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) é um exitoso exemplo de fortalecimento do SUS. Com o propósito de fortalecer as ações de promoção da saúde na Área Programática 2.1 (AP-2.1), construídas através do protagonismo juvenil nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2025, os jovens da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde), mediante a dinamizadora Bruna Cellos, utilizaram o Laboratório de Informática da Estação OTICS-Rio Rocinha, durante a tarde de 27/03/2024, para elaboração do relatório trimestral do período em que apoiaram o desenvolvimento de atividades de educação permanente na Zona Sul do Rio de Janeiro.Nas unidades de saúde, os jovens promovem rodas de conversa, oficinas, cine-debates e muito mais. Essas atividades estimulam a discussão de assuntos de interesse deles, junto a temas que fazem parte do calendário da saúde, como: direitos sexuais e reprodutivos, alimentação saudável, racismo e diversidade, mudanças climáticas, prevenção das violências, etc. Assim, facilitam o acesso de outros jovens aos serviços de saúde enquanto promovem diálogo entre os profissionais e a comunidade.
O propósito da elaboração do relatório trimestral é descrever as atividades de promoção de saúde e educação permanente realizadas em conjunto com a sociedade civil para serem apresentada à Superintendência de Promoção da Saúde (SPS) da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SMS-Rio).
Dessa forma, os jovens relacionam, estudam e refletem sobre as atividades desenvolvidas com um eixo temático de seu interesse, contribuindo com a educação continuada a ser multiplicada posteriormente.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
APS Redes