Com objetivo de formar um espaço de negociação e definição de prioridades, de definição dos investimentos, de organização dos procedimentos operacionais e de sugestão e elaboração propostas; para criar estratégias de envolvimento de todos os membros e equipes do serviço, a responsável técnica pela medicina da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, Camila Correia, realizou, na manhã de 10 de dezembro de 2024, no auditório da OTICS-Rio Rocinha, uma reunião junto à membros do Colegiado Gestor da unidade de saúde.
A oportunidade marcou a atuação da unidade de saúde em relação à Política Nacional de Humanização da gestão e da atenção em saúde (HumanizaSUS), que visa incentivar a implantação de Colegiados Gestores nos serviços de saúde como dispositivo de humanização, sendo um espaço coletivo e democrático, com função deliberativa, para ampliar o grau de comunicação entre equipe, gestores e usuários e assim aumentar a qualidade dos serviços de saúde, fundamentando-se nos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde – SUS: de universalidade, equidade, integralidade e resolutividade.
Assim, a metodologia do Colegiado Gestor foi utilizado como uma ferramenta de gestão, visando facilitar e equacionar problemas e dificuldades de implementação de mudanças na rotina de trabalho da CF Rinaldo de Lamare.
Saiba mais na unidade mais próxima.
Fonte:
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília (DF): MS; 2010.
Colegiado Gestor sobre acessibilidade a PcD’s – CF Rinaldo de Lamare
