Aprender é a mudança do comportamento por meio do treino e/ou da experiência, visando sempre alcançar um resultado melhor às situações que são apresentadas. É neste sentido que os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Área Programática (AP) 2.1. participaram da qualificação ministrada pela Enfermeira Renata Fidalgo da comissão de curativos da Coordenação de Emergência Regional do Leblon (CER-LEBLON) e do Hospital Municipal Miguel Couto, junto a enfermeira Tereza Brasil, da Gerência da área técnica de Feridas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio), e da apoiadora da Linha de feridas e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) Renata Lisboa, com o tema de qualificação em conceitos básicos de feridas e seus cuidados foi realizado no auditório da Estação OTICS-Rio Rocinha, na manhã de 6 de dezembro de 2024.
Na oportunidade foram abordados noções de esterilização, organização das salas de Curativos e os complexos processos para tratamento de feridas, enfatizando a importância de como o uso correto de curativos especiais pode agilizar a cicatrização, diminuir a dor e ainda evitar internações hospitalares.
Dessa maneira evidenciou-se para as enfermeiras presentes a coberturas com o carvão ativado, o hidrogel, a prata, o alginato e a membrana regeneradora de celulose, disponíveis nas unidades da APS Carioca, e podem acelerar a cicatrização da pele, diminuir a dor e proteger os terminais nervosos.
Fontes:
COFEN Resolução COFEN no. 0502/2015.Competência da Equipe de Enfermagem no cuidado de feridas. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05012015_36999.html. Acesso em: 09/12/2024.
GOV.BR