Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) – Equipe Boiadeiros – CF. Rinaldo De Lamare

UTILIDADE PÚBLICA

Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) é uma iniciativa que é fundamental para assegurar a qualidade e eficácia das campanhas de vacinação, oferecendo um serviço de excelência para todos. As equipes realizam um trabalho meticuloso de avaliação, identificando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias. Com o monitoramento, é possível mapear regiões com baixa cobertura vacinal e implementar ações corretivas, garantindo proteção contra doenças imunopreveníveis.
O foco está nas crianças, protegendo-as contra a poliomielite e o sarampo através de visitas domiciliares para verificar a situação vacinal. Essas ações são essenciais para manter nossos pequenos seguros e saudáveis.
Neste sentido, entendendo a importância da diretriz da equidade, a equipe de Saúde da Família (eSF) Boiadeiros da Clínica da Família (CF) Rinaldo De Lamare realizou na tarde de 16/08/2024 uma ação de Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) nos domicílios do território de sua abrangência.A operacionalização do MEV envolve oito etapas: Mapeamento do município e setorização conforme o número de salas de vacina; Identificação das áreas/localidades a serem visitadas e monitoradas; Definição da amostra populacional a ser avaliada; Identificação dos recursos necessários e da logística para o início da ação; Abordagem dos pais ou dos responsáveis; Checagem do cartão ou da caderneta de vacinação; Coleta e registro dos dados; Avaliação da proporção de crianças encontradas vacinadas no MEV.Assim, os moradores desta localidade receberam os agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros e técnicos de enfermagem da eSF Boiadeiro para serem imunizados com a vacina da Poliomielite e Sarampo e para atualização e monitoramento da caderneta de vacina das crianças.Com isso, a ação de vacinação da população que está com a caderneta atrasada é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Assim, a ação fez parte de um entendimento de saúde que fortalece a resposta imune individual e coletiva.

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:

Gov.rj