UTILIDADE PÚBLICA
A Lei nº 8080/1990 organiza e fornece as diretrizes e princípios para a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da União, dos estados e dos municípios. Dessa maneira, a “Lei Orgânica da Saúde” é uma estruturação prática da “saúde como direito de todos e dever do Estado”, estabelecido através da Constituição Federal de 1988.
Por esse motivo, no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) devem definir estratégias e ações para contemplar os princípios e diretrizes do SUS, e assim estarem em concomitância solidária e participativa entre os três entes da Federação.
Neste sentido, entendendo a importância da diretriz da equidade, a equipe de Saúde da Família (eSF) 199 do CMS Dr. Albert Sabin realizou na manhã de 08/08/2024 uma ação d monitoramento vacinal nos domicílios do território de sua abrangência.Assim, os moradores desta localidade receberam os agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros e técnicos de enfermagem da eSF 199 para serem imunizados com a vacina da Influenza e para atualização e monitoramento da caderneta de vacina das crianças.Com isso, a ação de vacinação da população que está com a caderneta atrasada é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Assim, a ação fez parte de um entendimento de saúde que fortalece a resposta imune individual e coletiva.Se interessou pela ação?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.