Visando a superação da desigualdade socioeconômica entre a população brasileira, o Programa Bolsa Família constitui uma iniciativa do Governo Federal que conta com a parceria das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) do município do Rio de Janeiro. Além de garantir renda básica às famílias vulneráveis, o Programa busca a integração de políticas públicas para facilitar o acesso dessas pessoas a direitos básicos como saúde, educação, assistência social e moradia.
Em concomitância com essa política pública para superação da pobreza e transformação social, o auditório da OTICS-Rio Rocinha pôde, na manhã de 19/06/2024, mediante a gerente técnica da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, Thays Conti, receber a assistente social Neusa Resende, da Divisão de Ações e Programas em Saúde (DAPS) da Coordenadoria de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1), os agentes comunitários de saúde (ACS) da unidade de saúde para atualização dos protocolos de prestação de serviço aos cadastrados no Programa no bairro Rocinha, através da Plataforma da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV).
Na oportunidade, a colaboradora ponto focal da assistência social na Área Programática 2.1 pôde dialogar sobre o Bolsa Família, Cartão Família Carioca e Políticas Públicas Sociais e a sua importância.
As políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. São compreendidas como medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população.
Dessa forma, a reunião foi proveitosa pois puderam ser abordadas os métodos condicionantes em saúde pertinentes à continuidade dos participantes do programa, tais quais: cumprimento do calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos; e realização de pré-natal das gestantes.
aiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
SUBPAV