Qualificação sobre combate ao álcool e outras drogas – RAP da Saúde AP 2.1 – CF Rinaldo De Lamare

Como promotores da saúde o tema de prevenção ao álcool e outras drogas deve ser trabalhado com muita segurança para tirar todas as dúvidas e mitos que as pessoas têm sobre esse assunto e dessa forma conscientizar a população.
Neste sentido, na tarde do dia 16/01/2024 houve uma Qualificação sobre combate ao álcool e outras drogas no Auditório da Estação OTICS Rio Rocinha para os jovens da Rede de Adolescentes Promotores ( RAP ) da Saúde da Área Programática 2.1 (AP-2.1). Foi ministrada pela Assistente Social, Rejane Matheus Corrêa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Assistente Administrativo, Edmon Lucas Pereira da Silva da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O intuito é informar aos jovens sobre as consequências e os danos que o uso dessas substâncias causam, e orientá-los sobre o uso abusivo e a dependência.A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. A partir do momento que o usuário aceita o tratamento, é só buscar o tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Saiba mais informações na unidade de saúde mais próxima.
Fonte: BVS