Com intuito de aprimorar o cuidado e a vigilância epidemiológica prestada à população, a Coordenadoria de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1), mediante o responsável-técnico da medicina, Nuno Gama, e o sanitarista da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), Hugo Bado, realizou a capacitação em arboviroses urbanas com foco na Atenção Primária à Saúde (APS), no auditório da Clínica da Família (CF) Maria do Socorro, durante a tarde de 10/01/2023.
A qualificação teve como objetivo a atualização e aprimoramento das equipes de Saúde da Família (eSF) da unidade de saúde na prevenção, diagnóstico, manejo e tratamento dos casos de dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes Aegipty. Dessa forma, estiveram presentes no treinamento os agentes comunitários de saúde (ACS), os agentes de combate à endemias (ACE) e os enfermeiros e médicos da família e comunidade.
Assim, a tarde foi proveitosa às equipes de Saúde da Família da Clínica da Família Maria do Socorro, pois puderam reavaliar os fluxos de protocolo e atendimento dos casos suspeitos de arboviroses, otimizando a interpretação do cenário epidemiológico atual vivenciado no bairro da Rocinha.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
GOV.BR