O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) de responsabilidade do Instituto Nacional do Câncer (INCA) atua de forma integrada com as Redes de Atenção à Saúde (RAS) das secretarias estaduais e municipais de saúde que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito da Saúde Pública Carioca, o PNCT pode ser acessado pela população nas Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) do Município do Rio de Janeiro, sendo essas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) responsáveis pela organização dos grupos antitabagismos, previstos no Programa.
Neste sentido, na tarde de 17/08/2023, no auditório da OTICS-Rio Rocinha, mediante os colaboradores da Clínica da Família Rinaldo de Lamare, a cirurgiã-dentista, Fernanda Fortes, e o farmacêutico, Celso Barros, reuniram 10 usuários que desejam parar de fumar das áreas adscritas às equipes de Saúde da Família (eSF) da unidade de saúde para realização do grupo antitabagismo. Dessa forma, o encontro focou na avaliação do usuário tabagista pelos profissionais, evidenciando-os as principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo.
Assim, os profissionais seguiram o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PCDT) e demonstraram aos usuários exemplos de boas-práticas em saúde para o fim da dependência química do tabaco, enfatizando a importância de manter um bem-estar pleno das faculdades físicas, mentais e sociais para tal.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
APS