A Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como o primeiro nível de cuidado à população, sendo esse conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). No Município do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) constituem essa Rede de Atenção do SUS, com profissionais atuantes na promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamentos. Assim, a continuidade do cuidado é ferramenta primordial para a Saúde Pública Carioca.
Neste sentindo, compreendendo a importância do Cuidado não somente para a população, mas também para esses profissionais, a gerente técnica da CF Rinaldo de Lamare, Thays Conti, junto à assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Alexsandra Torres, elaboraram na tarde de 09/08/2023, no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, a palestra “Cuidando de Quem Cuida”, junto aos 80 profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) da unidade de saúde.
Durante o encontro, as profissionais abordaram, mediante a noção de saúde integral, da importância de manter o bem-estar pleno das faculdades físicas, mentais e sociais.
Dessa forma, as eSF puderam desfrutar de um momento holístico voltado ao bem-estar de seus próprios integrantes, enfatizando a importância de manter o cuidado de quem cuida da população do bairro Rocinha.
Saiba mais na unidade mais próxima de sua residência.
Fontes:
GOV.BR