Ação contra hepatites virais na Vila Olímpica do Vidigal – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – CMS Dr. Rodolpho Perissé

O Brasil é um país pioneiro na prevenção, tratamento e diagnóstico das hepatites virais. Isso pode ser visualizado na disponibilidade de vacinas contra as hepatites A e B, de testes rápidos para diagnóstico de hepatite B, e de tratamento gratuito para todos os tipos de hepatites, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por esse motivo, as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) que constituem a Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS Carioca, elaboram estratégias de rastreio e Promoção de Saúde para o combate às hepatites virais.
Neste sentido, na manhã e tarde do dia 27/07/2023, as equipes de Saúde da Família do CMS Dr. Rodolpho Perissé (Vidigal), organizaram uma ação de promoção de saúde na Vila Olímpica do Vidigal para rastreio, notificação e diagnóstico das hepatites virais. O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Haran Antunes, e as agentes comunitárias de saúde, Vilma Santiago e Marta Gomes, organizaram os processos de trabalho.
                                               

Dessa maneira, o esforço contemplou as tratativas do Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, celebrado anualmente na data de 28 de Julho.
Assim, o dia foi proveitoso para a Vigilância em Saúde do território do Vidigal, somando os aspectos técnicos e de Promoção de Saúde à população.
Fontes:
FIOCRUZ