Grupo de Planejamento Reprodutivo – CF Rinaldo de Lamare

O Planejamento Reprodutivo como uma política de saúde pública, na Atenção Primária à Saúde (APS), é entendido como um Direito Humano. A partir dele, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), evidencia-se a responsabilidade da APS Carioca, composta por Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS), promover e oferecer os meios para que homens, mulheres e casais tenham quantos filhos quiserem e no momento em que quiserem. A organização de Grupos de Saúde Sexual e Planejamento Reprodutivo entre os usuários adscritos às áreas das equipes de Saúde da Família (eSF) certificam, então, a importância da Promoção em Saúde para a concretização desse entendimento.
Neste sentido, as enfermeiras residentes da Clínica da Família Rinaldo de Lamare, Beatriz Oliveira e Tayelle da Silva, reuniram 10 usuários da unidade de saúde no auditório da OTICS-Rio Rocinha, durante a tarde de 27/07/2023, para a realização do Grupo de Saúde Sexual e Planejamento Reprodutivo.
Dessa maneira, o encontro procurou evidenciar, a partir das ideias de Promoção em Saúde e Educação Permanente em Saúde, os métodos contraceptivos disponíveis na Rede do SUS Carioca, enfatizando a importância da proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Assim, a tarde foi proveitosa para os participantes, que puderam ter acesso aos trâmites corretos para realização da laqueadura e vasectomia.
Fontes:
BVS