PSE – Programa Saúde na Escola do CMS Dr. Albert Sabin – Equipe Vilas

O Programa Saúde na Escola – PSE é formado por políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.
Neste sentido, a equipe Vilas do CMS Dr. Albert Sabim , na manhã de segunda feira, dia 10/07/2023 esteve presente na Creche “E aí como é que fica?”, no Bairro Rocinha, realizando uma ação de higenização com cerca de 25 alunos presentes, abordando a Conscientização da importância da Higienização oral e corporal.

                                               
A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Manter o corpo limpo pode significar uma prevenção contra doenças causadas por fungos, vírus e bactérias e a higiene oral é imprescindível para prevenir diversos problemas bucais, como as cáries, tártaro, gengivite, perda total ou parcial dos dentes. A ação foi bem proveitosa, com dinamicas e muito aprendizagem para as crianças.

Apoio à elaboração do Seminário de Accountability – CF Rinaldo de Lamare

Em concordância com o princípio da administração pública brasileira, a transparência, as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS), constituintes da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) carioca, realizam anualmente os Seminários de Accountability. Neles, as gerências de planejamento estratégico, tático e operacional da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) reúnem-se para análise dos processos de trabalhos realizados ao longo do ano à luz dos indicadores de saúde dos territórios adscritos às CFs e CMSs.
Neste sentido, na manhã e tarde de 12/07/2023, o laboratório de informática da OTICS-Rio Rocinha apoiou a enfermeira responsável-técnica da CF Rinaldo de Lamare, Vanessa Seabra, e as enfermeiras residentes do Programa de Residência em Enfermagem da Família e Comunidade (PREFC), Luísa Neves, Tayelle da Silva e Beatriz Oliveira, na elaboração do Seminário Accountability da unidade de saúde.
Dessa forma, as 04 colaboradoras presentes puderam, mediante a estrutura fornecida pelo laboratório de informática da Estação, acessar as bases de dados VITA-Care e SUBPAV da CF, levantando os indicadores de saúde a serem expostos no seminário.Assim, a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da SMS-Rio presta suas contas anualmente tanto às instituições públicas e organizações sociais (OSS) envolvidas na construção da Saúde Pública Carioca, quanto à sociedade civil, maior beneficiada pelas ações e programas elaborados a partir de análises técnicas e humanizadas.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
Scielo