RAP da Saúde da AP-2.1 – Visibilidade LGBTQIAP+

Solicitado por Monica Allegre, pediatra do Adolescentro, foi realizado na tarde de hoje 05/07/2023 uma palestra sobre visibilidade LGBTQIAP+ com os 10 jovens selecionados para atuar na Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde da AP-2.1, no auditório da estação Otics-Rio Rocinha. O tema foi as diferentes configurações de relacionamentos. Os relacionamentos vão desde monogâmicos até poliamorosos, de heterossexuais a homossexuais, existem muitos tipos diferentes de arranjos nos quais as pessoas se envolvem.Compreendendo a Importância dos Diferentes Tipos de Relacionamentos:
Relacionamentos amorosos são uma construção social e cultural que tem evoluído ao longo do tempo. A forma como definimos o amor, os relacionamentos e até mesmo os papéis de gênero mudaram ao longo da história e continuam a mudar à medida que nossa sociedade evolui.
Por exemplo, no passado, o amor era frequentemente visto como uma questão prática, onde as pessoas se casavam por motivos financeiros ou sociais. Foi somente durante a era romântica que o amor passou a ser associado a emoções intensas e paixão.
Hoje, temos ideias mais diversas sobre como o amor pode ser, incluindo relacionamentos poliamorosos, relacionamentos abertos e uma maior aceitação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

E note como é impactante essa questão cultural: em algumas culturas casamentos arranjados ainda são comuns — a Índia é um bom exemplo aqui —, enquanto em outras o foco está em encontrar um parceiro com base em interesses e valores compartilhados — bastante comum na visão ocidental, não é mesmo?
Além disso, os papéis e expectativas de gênero também podem influenciar nosso entendimento sobre relacionamentos. Hoje, no Brasil, é relativamente comum encontrarmos casais nos quais ambas as pessoas trabalhem fora de casa, o que é um contraste enorme com nosso passado, no qual os homens carregavam a expetativa de serem os principais provedores financeiros, enquanto as mulheres assumiam mais responsabilidades domésticas — hoje acontece a chamada “dupla jornada” para uma parte significativa das mulheres.
Em outras palavras, tanto o formato das relações (monogâmica, poligâmica, aberta etc.) quanto os papeis que desempenhamos na relação (provedor, cuidador, companheiro etc.) mudam de acordo com o contexto sócio cultural que estamos inseridos.

Tipos de relacionamento atuais:
1. Relacionamento monogâmico
2. Relacionamento aberto
3. Relacionamento poliamoroso (Poliamor)
4. Relacionamento casual
5. Amigos com benefícios
6. Relação de dominação e submissão
7. Relacionamento tóxico
8. Relacionamento à distância
9. Relacionamento assexual
10. Relacionamento heterossexual e homossexual
11. Relacionamento troféu