Compreendendo a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município do Rio de Janeiro, a Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1), mediante a Divisão de Ação e Programas em Saúde (DAPS), promoveu no auditório da OTICS-Rio Rocinha o Primeiro Dia da 4ª Turma do Curso Introdutório de Saúde da Família na Área Programática 2.1.
Durante a manhã e tarde do dia 03/07/2023, a nutricionista Viviane M. Nogueira e a psicóloga Roberta Dutra, preceptoras do Curso Introutório, promoveram o 1º dia da capacitação em Saúde da Família para os (as) colaboradores (as) recém admitidos nas Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da Rocinha e adjacências.
Aos 20 presentes, foi apresentada a estruturação da Saúde Pública Carioca, debatendo a importância das públicas de saúde, dando destaque à formação histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus processos de amadurecimento ao longo dos anos.
Assim, as apoiadoras trouxeram alguns Determinantes Sociais dos Processos de Saúde-Doença, apontando a importância das políticas públicas para a promoção da saúde e para acolhimento e cuidado à população. Dessa forma, foi ressaltada a ideia de Atenção Primária à Saúde (APS) como a porta de entrada para o sistema de saúde, evidenciando assim a importância de enfatizar as diretrizes e princípios do SUS através dos atributos da APS, tais como o primeiro contato, a integralidade, a equidade, a coordenação e orientação familiar e comunitária.
Dessa maneira, o Primeiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família promovido pela CAP-2.1 atingiu seus objetivos, pois contemplou proposta de formação de profissionais capazes de compreender aprofundadamente a construção do SUS, a partir das ideias estruturantes da APS e com as ferramentas da Estratégia da Saúde da Família, construindo assim uma saúde mais plural, integral e correspondente às demandas sociais em que estão inseridos.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
SUBPAV