As úlceras venosas (ou úlceras varicosas) são feridas causadas pela má circulação sanguínea nos membros inferiores. O sangue tem dificuldade de retornar ao coração e fica estagnado – geralmente na região das canelas. A compressão deve ser usada em pessoas com úlceras venosas que tenham um adequado suprimento arterial do pé e que não tenham diabetes nem artrite reumatóide. A efetividade das meias e bandagens de compressão dependem da habilidade do paciente em aplicá-las.
Em pessoas em uso de compressão deve-se cobrir a úlcera.A Bota de Unna por sua vez, é uma terapia compressiva utilizada especialmente no tratamento das úlceras venosas e edemas linfáticos localizados nos membros inferiores, que associa também um tratamento tópico com compostos que promovem a melhor cicatrização com efeito antibactericida. É um curativo inelástico de camada única. A bota de Unna é o curativo com bons resultados mais usado em saúde pública no Brasil por ter um custo relativamente baixo. É um composto de óxido de zinco, glicerina, loção de calamina (opcional) e gelatina envolto por ataduras. Pode ser elaborado em farmácias de manipulação ou comprado pronto.
Para sua colocação, a perna deve ficar elevada durante toda a noite anterior e o tecido necrótico (se houver) deve ser previamente debridado. A bota é aplicada diretamente sobre a pele, estendendo-se da articulação metatarsofalangeana até um pouco abaixo do joelho. O tempo de existência da úlcera e seu tamanho permitem estimar a probabilidade de que ela cicatrize com o uso da bota de Unna. Úlceras com mais de 6 meses e maiores de 5 cm tendem a demorar mais para fechar.
A bota de Unna está contra-indicada na suspeita de arteriopatia periférica ou infecção local.
Com a bota o paciente deve ser orientado a deambular o máximo possível para se evitar a anquilose.
Todos os tratamentos acima tem suas efetividades comprovadas por ensaios clínicos randomizados de boa qualidade. Um estudo de boa qualidade não mostrou diferença entre curativos elásticos multi-camadas de alta compressão, badagens curtas elásticas e bota de Unna.Hoje, 28/06/2023 recebemos no auditório da Estação OTICS-Rio Rocinha a enfermeira Renata Lisboa (Linha de Cuidados Curativos – CAP 2.1), para orientações e aplicações sobre cobertura de curativos especiais. As enfermeiras, Beatriz Felix responsável técnica (RT) da CAP 2.1 e a responsável técnica (RT) e preceptora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da CF Rinaldo De Lamare Vanessa Lima ministrou treinamento de lesões venosas e aplicação de bota de unna. Orientando boas praticas sobre uso adequado de cobertura de curativos especiais.
O treinamento foi feito pelos 30 participantes das equipes de enfermagem das clinicas da família da CAP 2.1 e os residentes de enfermagem do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da CF Rinaldo De Lamare. Discutir o manejo clínico de úlceras venosas realizado na atenção primária à saúde, com base na visão dos usuários que convivem com esta afecção. Fazem-se necessárias a elaboração e a adoção de protocolos clínicos para o cuidado com úlceras venosas, bem como a capacitação permanente dos profissionais de saúde. Dessa forma, o treinamento é uma forma exitosa de aprimoramento aos acometidos e atendidos na Atenção Primária.