Quarto Dia Do Curso Introdutório De Saúde Da Família Promovido pela CAP 2.1- CF Rinaldo De Lamare

Dando continuidade ao Curso Introdutório de Saúde da Família, o quarto dia da capacitação promovida pela Coordenadoria de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (AP-2.1), no dia 20/06/2023 , no Auditório da Otics Rio Rocinha.
Na oportunidade, apresentaram-se pela manhã os (as) responsáveis pelas linhas de cuidado da farmacêutica Thaís Queiroz, coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e do assessor técnico epidemiologista e sanitarista, Bernardo Coupee, responsável pelas notificações de vigilância em saúde sobre tuberculose, dados vitais, óbitos.
Já na tarde, o enfermeiro especialista em saúde, Rodrigo Nogueira, apresentou a importância dos indicadores em saúde na formulação do contrato de gestão da CAP-2.1.
Os convidados (as), e os 15 colaboradores presentes, tiveram o apoio das preceptoras Thaís Queiroz e Roberta Dutra.
O curso visa treinar e instruir os colaboradores de diversas categorias da Área da saúde atuantes na Rede de saúde da família carioca, para esclarecer e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que trabalham e atendem a população.

Para efetivar essas ações, é necessário o trabalho de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, formadas por: médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene bucal.

As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e na resolução da atenção. Além disso, tem como estratégia de trabalho: conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário.