Na procura por uma melhoria da qualidade de vida da população carioca, a estratégia de promoção da saúde permeia o trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da cidade do Rio de Janeiro. Isso se deve, principalmente, pela promoção da saúde estar pensada e articulada operacionalmente às demais políticas e tecnologias do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando assim também a integralidade das realidades sociais e econômicas das localidades onde as ações e os programas são destinados à população.
Neste sentido, no frontispício do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na manhã de 12/06/2023, a CF Rinaldo de Lamare, através de sua gerente-técnica, Thays Conti, da assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Alexsandra Torres, e dos profissionais de educação física, Raúl Pereira e Neydson Muniz, aproveitou a época para realizar um verdadeiro “arraiá” para a promoção de boas-práticas em saúde.
Aos 80 participantes presentes, os agentes comunitários de saúde (ACS) e o corpo técnico das eSF ofereceram a aferição da pressão arterial e auriculoterapia. Além disso, na festa junina da saúde também não podia faltar muita dança, animação e comidas típicas, dessa vez preparadas com ingredientes saudáveis, visando a prática de atividades físicas leves no sol da manhã.
Assim, tanto os alunos e alunas do Programa Academia Carioca das unidades de saúde da Rocinha, quanto os idosos e idosas participantes da Casa de Convivência Naná Sette Camara, puderam desfrutar de uma manhã de boas práticas em saúde, mantendo o ritmo da quadrilha junina!
Dessa forma, a estratégia de promoção da saúde empreendida pelas eSF da CF Rinaldo de Lamare, visando dialogar com o contexto em que estão inseridas, bombou no ritmo sertanejo.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
GOV.BR