Primeiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família – AP-2.1

Objetivando a formação de profissionais mais preparados (as) e capacitados (as) para ofertar um atendimento de qualidade na Saúde Pública Carioca, a Coordenadoria de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1), por intermédio da nutricionista Viviane M. Nogueira e da farmacêutica Thaís Queiroz, do Departamento de Ações e Programas em Saúde (DAPS), iniciou, no dia 12/06/2023, o Curso Introdutório de Saúde da Família com as unidades de saúde da Rocinha e adjacências.
O curso é voltado para os colaboradores e colaboradoras de categorias variadas, e que sejam ingressantes e/ou atuantes na Rede de Saúde da Família Carioca. Dessa forma, busca-se o aprimoramento dos conhecimentos e das habilidades dos profissionais que realizam o atendimento à população, numa formação técnica e humanista.

Neste sentido, no Primeiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família, ocorrido no auditório da OTICS-Rio Rocinha, foram apresentados aos 25 presentes os temas fundamentais para o entendimento do contexto da saúde no Brasil. Para tal, foram debatidas as políticas públicas de saúde, dando destaque à formação histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus processos de amadurecimento ao longo dos anos.
Assim, as apoiadoras trouxeram alguns Determinantes Sociais dos Processos de Saúde-Doença, apontando a importância das políticas públicas para a promoção da saúde e para acolhimento e cuidado à população. Dessa forma, foi ressaltada a ideia de Atenção Primária à Saúde (APS) como a porta de entrada para o sistema de saúde, evidenciando assim a importância de enfatizar as diretrizes e princípios do SUS através dos atributos da APS, tais como o primeiro contato, a integralidade, a equidade, a coordenação e orientação familiar e comunitária.

Com esses pontos em mente, as apoiadoras trouxeram a estruturação da Rede de Atenção à Saúde no Município do Rio de Janeiro, apresentando aos alunos e alunas a organização e a integração entre esses diferentes níveis de atenção, tornando assim compreensível as demandas que surgem na Atenção Primária.
Dessa maneira, o Primeiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família promovido pela CAP-2.1 atingiu seus objetivos, pois contemplou proposta de formação de profissionais capazes de compreender aprofundadamente a construção do SUS, a partir das ideias estruturantes da APS e com as ferramentas da Estratégia da Saúde da Família, construindo assim uma saúde mais plural, integral e correspondente às demandas sociais em que estão inseridos.

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
SUBPAV

Arraiá da Saúde – CF Rinaldo de Lamare

Na procura por uma melhoria da qualidade de vida da população carioca, a estratégia de promoção da saúde permeia o trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da cidade do Rio de Janeiro. Isso se deve, principalmente, pela promoção da saúde estar pensada e articulada operacionalmente às demais políticas e tecnologias do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando assim também a integralidade das realidades sociais e econômicas das localidades onde as ações e os programas são destinados à população.
Neste sentido, no frontispício do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na manhã de 12/06/2023, a CF Rinaldo de Lamare, através de sua gerente-técnica, Thays Conti, da assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Alexsandra Torres, e dos profissionais de educação física, Raúl Pereira e Neydson Muniz, aproveitou a época para realizar um verdadeiro “arraiá” para a promoção de boas-práticas em saúde.

Aos 80 participantes presentes, os agentes comunitários de saúde (ACS) e o corpo técnico das eSF ofereceram a aferição da pressão arterial e auriculoterapia. Além disso, na festa junina da saúde também não podia faltar muita dança, animação e comidas típicas, dessa vez preparadas com ingredientes saudáveis, visando a prática de atividades físicas leves no sol da manhã.

Assim, tanto os alunos e alunas do Programa Academia Carioca das unidades de saúde da Rocinha, quanto os idosos e idosas participantes da Casa de Convivência Naná Sette Camara, puderam desfrutar de uma manhã de boas práticas em saúde, mantendo o ritmo da quadrilha junina!
Dessa forma, a estratégia de promoção da saúde empreendida pelas eSF da CF Rinaldo de Lamare, visando dialogar com o contexto em que estão inseridas, bombou no ritmo sertanejo.

Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:
GOV.BR