Os Novos Jovens do Rap da Saúde – CF Rinaldo De Lamare

A Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro , completa dez anos promovendo a prevenção e a manutenção do bem-estar dos adolescentes cariocas. Atua em escolas, clínicas e postos de saúde, onde, por meio de vídeos e dramatizações, os jovens participantes do programa abordam os temas drogas e álcool, DST/Aids, gravidez precoce, violência de gênero e bullying.

Música, teatro, atividades lúdicas e muita criatividade. É assim que o RAP da Saúde leva informações sobre saúde para outros jovens e adultos no Rio de Janeiro. Com paródias de músicas famosas, peças de teatro divertidas e diversas outras ações, o RAP – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – participa de eventos em unidades de saúde, visitas à escolas e ações na rua. O Objetivo, levar informações de um jeito que todos possam entender e trazer os jovens para as unidades de saúde, onde o foco é a prevenção dos problemas e não somente o tratamento deles.

A ação teve início em 2007, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONG CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) e foi institucionalizado na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em julho de 2015. Hoje, o projeto conta com muitos jovens participantes e inscritos no programa no Rio de Janeiro, e já trouxe melhorias na relação das unidades de saúde com os adolescentes.

Em cada uma das unidades em que o RAP está presente há um coordenador, um jovem dinamizador, que planeja as atividades e ajuda a coordenar o grupo, e os jovens multiplicadores. Todos os meses eles recebem temas importantes como tabagismo, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis e propõem formas interessantes de abordar esses temas e conscientizar a população .

Na tarde do dia 07/06/2023, recebemos o grupo de novos Jovens do Rap da Saúde no Adolescentro da Clínica da Família ( CF ) Rinaldo De Lamare.  Em visita a unidade, vieram até a Estação Otics Rio Rocinha para conhecer o Laboratório e registrar a presença do grupo, com os funcionários do setor.

Programa Saúde na Escola (PSE) com eSF Cachopinha e eSF Skate – CF Maria do Socorro

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

Na tarde de 01/06/2023 a Equipe Cachopinha e a Equipe Skate, pensando nas diretrizes do Programa Saúde Escola (PSE), realizaram uma ação na Escola Municipal Luiz Paulo Horta onde orientam a equipe escolar sobre a infestação de Pediculose, inclusive desmistificar a forma como o piolho é transmitido. Individualizar e não compartilhar acessórios de cabelo ou roupas entre as crianças. Pentes, escova, bonés, presilhas, etc. Nas épocas de mais virulência, manter as crianças com o cabelo curto ou preso. Na escola, manter os pais informados sobre casos de infestação, para que possam tomar medidas de prevenção. Na vigência de 2 ou mais casos de infestação na mesma turma, comunicar a autoridade de saúde para orientações, pois pode ser necessário o afastamento de alunos e monitoramento.

Além disso, na ação também teve a vacinação dos alunos que estavam com a caderneta atrasada, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva. As vacinas estão disponíveis tanto no serviço público de saúde.