Ação na Odonto sobre Educação permanente de PeP e PrEP com ACS`s – CF Maria do Socorro

O uso de antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), oferecidos por meio da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são exemplos de como o uso de tecnologia em medicina a serviço da prevenção pode evitar que novas pessoas se infectem pelo vírus HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.

PrEP

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a PrEP para pessoas com maior risco de infecção pelo HIV, como gays,  profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e outro não).

PEP

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva de urgência que atende pessoas expostas ao vírus da Aids por diversos motivos: relação sexual consentida (quando o preservativo rompe, escapa ou não é usado), exposição ocupacional e violência sexual, por exemplo.

O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico.

Neste sentido, no dia 01/06/2023 na Clínica da Família Maria do Socorro , as Enfermeiras Giovanna e Camilla realizaram uma ação na Odonto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS ) sobre Educação Permanente de Profilaxia Pós- Exposição e Profilaxia Pré- Exposição. Para conhecimento de como se prevenir e orientar os usuários do serviço público de saúde, sobre formas de prevenção.