A epidemia do tabaco é um dos maiores desafios de saúde pública que o mundo já enfrentou. Com efeito, mata anualmente mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo. Isto deve-se, em parte, ao aumento da produção de produtos do tabaco, bem como à comercialização agressiva por parte da indústria do tabaco.
Hoje, 31 de Maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde junta-se ao resto da comunidade internacional para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco. Neste dia, temos a oportunidade de realçar os perigos associados ao tabagismo e à exposição ao fumo do tabaco. É também a data em que temos uma ocasião de renovar as nossas ações de sensibilização em matéria de políticas eficazes que servem para travar a epidemia do tabaco e o seu impacto nos indivíduos, nas sociedades e nas nações.
Neste dia Mundial, o CMS Dr. Albert Sabin organizou uma roda de conversa junto do Programa Academia Carioca sobre tabagismo, o Profissional de Educação física Ronaldo e as Enfermeiras Maria Luciana, Anielle e Caroline puderam falar um pouco sobre a importância da vida sem o tabagismos e o quanto aumenta a qualidade de vida. Segue alguns benéficos obtidos:
Mudanças benéficas para a saúde que ocorrem quando se para de fumar:
– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem.
– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal.
– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta.
– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante.
– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar.
– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.
– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.
– Pessoas de todas as idades que já desenvolveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar ao parar de fumar?
Benefícios em comparação com aqueles que continuaram fumando:
– Por volta dos 30 anos: ganha quase 10 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 40: ganha 9 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 50 anos: ganha 6 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 60 anos: ganha 3 anos de expectativa de vida.
– Após o início de uma doença com risco de vida: benefício rápido, as pessoas que param de fumar após um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.