Dia Mundial sem Tabaco – Ação do CMS Dr. Albert Sabin

A epidemia do tabaco é um dos maiores desafios de saúde pública que o mundo já enfrentou. Com efeito, mata anualmente mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo. Isto deve-se, em parte, ao aumento da produção de produtos do tabaco, bem como à comercialização agressiva por parte da indústria do tabaco.

Hoje, 31 de Maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde junta-se ao resto da comunidade internacional para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco. Neste dia, temos a oportunidade de realçar os perigos associados ao tabagismo e à exposição ao fumo do tabaco. É também a data em que temos uma ocasião de renovar as nossas ações de sensibilização em matéria de políticas eficazes que servem para travar a epidemia do tabaco e o seu impacto nos indivíduos, nas sociedades e nas nações.

Neste dia Mundial, o CMS Dr. Albert Sabin organizou uma roda de conversa junto do Programa Academia Carioca sobre tabagismo, o Profissional de Educação física Ronaldo e as Enfermeiras Maria Luciana, Anielle e Caroline puderam falar um pouco sobre a importância da vida sem o tabagismos e o quanto aumenta a qualidade de vida. Segue alguns benéficos obtidos:

Mudanças benéficas para a saúde que ocorrem quando se para de fumar:

– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem.
– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal.
– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta.
– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante.
– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar.
– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.
– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.
– Pessoas de todas as idades que já desenvolveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar ao parar de fumar?

Benefícios em comparação com aqueles que continuaram fumando:

– Por volta dos 30 anos: ganha quase 10 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 40: ganha 9 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 50 anos: ganha 6 anos de expectativa de vida.
– Por volta dos 60 anos: ganha 3 anos de expectativa de vida.
– Após o início de uma doença com risco de vida: benefício rápido, as pessoas que param de fumar após um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.

Curso Saúde com Agente – CF Rinaldo De Lamare

As doenças crônicas não têm uma causa única. Geralmente, é uma consequência de algum dano no organismo de longa progressão, que muitas vezes levamos por toda vida. Podendo ser silenciosas ou sintomáticas.

Entre as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPOC, rinite), hipertensão, asma, câncer, osteoporose, mal de Parkinson, derrame cerebral, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, dislipidemia).

Alimentação inadequada, obesidade, uso de álcool, cigarro e outras drogas, sedentarismo e falta de descanso são os principais fatores que levam ao desenvolvimento dessas patologias.

Exames preventivos de rotina nos serviços de atenção primária são recomendados para a prevenção de doenças crônicas.

Apesar de não haver cura comprovada para as doenças crônicas, a mudança de estilo de vida e alguns hábitos pode garantir uma vida melhor. 

Para evitar a tudo isso com boas práticas de saúde, como fazer exercício regularmente, tomar a medicação nos horários, visitar o médico regularmente e procurar alimentar se adequadamente.

Dentro desse contexto, a Preceptora Lidiane Cabral abordou no Curso Saúde com Agente na tarde de 30/05/2023, no laboratório da Estação Otics Rio – Rocinha o tema sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) com os Agentes Comunitários de Saúde ( ACS ). O curso Saúde com Agente além de conscientizar, frisar, instruir e capacitar sobre a importância dos cuidados com a saúde. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para toda a população e moradores da região.