Reunião do Colegiado Gestor – CMS Dr. Albert Sabin

A Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) representa o esforço do Ministério da Saúde para a construção de uma Rede de Atenção à Saúde estruturada em práticas de gestão e atenção condizentes com os seus princípios e diretrizes em seus níveis primário, secundário e terciário. Para tal, é importante identificar os papéis dos diversos sujeitos presentes na estruturação dessa ampla rede e, a partir disso, incluir corretamente esses agentes nos variados processos de produção e promoção de saúde.
Neste sentido, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) organizam os chamados “Colegiados Gestores” que, partindo do “método de tríplice inclusão”, procuram valorizar os diferentes atores na construção da Saúde Pública Carioca em seus níveis de gestão, trabalho e utilização.

Condizendo então com esse modo de entender e valorizar a importância de um olhar multisetorial para uma Saúde Pública Carioca de qualidade, as equipes de Saúde da Família (eSF) do CMS Dr. Albert Sabin e representantes da sociedade civil do Bairro Rocinha, na tarde de 25/05/2023, se reuniram na sala de espera da unidade de saúde para a concretização do Colegiado Gestor.

Aos 30 participantes presentes, entre eles usuários, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos, a diretora do CMS, Maria Helena, tratou sobre o aplicativo minhasaúde.rio, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municpal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) para maior agilidade e democratização dos serviços de saúde ofertados pelo SUS Carioca.
Além disso, aproveitando a deixa tecnológica, também foram ressaltados os aspectos de implantação dos números de WhatsApp das eSF, processo que vem ocorrendo ao longo de todas as Áreas Programáticas (APs) do Rio de Janeiro.
Assim, o produto da reunião foi o alinhamento dos processos de trabalho entre equipe técnica, gestores e usuários, sendo os frutos desse encontro um horizonte próximo de um SUS cada vez mais humanizado.

Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fontes:
HumanizaSUS
Guia minhasaude.rio