Canal Teórico sobre coberturas e curativos com matriciadora do PREFC – CF Rinaldo de Lamare

Na Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da Cidade do Rio de Janeiro, a noção integral de saúde norteia a  atuação nos programas e nas ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família (eSF) das Clínicas da Família (CF) e Centro Municipais de Saúde (CMS). Dessa forma, a construção da plenitude do bem-estar físico, mental e social deve ser alcançada mediante uma postura crítica e técnica das demandas que surgem nas unidades de saúde, de acordo com as necessidades das populações adscritas às eSF.
Neste sentido, o tratamento de feridas pode e deve ser visualizado de forma holística, isto é, em sua forma integral, pois as lesões da pele muito podem falar sobre a situação de saúde do território, dadas as diversas formas que podem ser suas causadoras e agravantes: as doenças crônicas como a diabetes melittus, acidentes domésticos e lesões por pressão (LPP).

Com isso em mente, a gerente técnica da CF Rinaldo de Lamare, Thays Conti, junto à preceptora e responsável-técnica da enfermagem, Vanessa Lima, reuniram os (as) enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem na manhã de 24/05/2023 no auditório da OTICS-Rio Rocinha para um canal teórico sobre as coberturas e curativos corretos nas abordagens e cuidados prestados pelos colaboradores (as) da unidade.
Para isso, o encontro contou com a presença da matriciadora em Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia pelo Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (PREFC), profa. dra. Patricia Ferraccioli Siqueira Lemos.

Assim, foram abordados os complexos processos para tratamento de feridas, enfatizando a importância de como o uso correto de curativos especiais pode agilizar a cicatrização, diminuir a dor e ainda evitar internações hospitalares.
Dessa maneira, evidenciou-se aos 12 presente como as coberturas como o carvão ativado, o hidrogel, a prata, o alginato e a membrana regeneradora de celulose, disponíveis nas unidades da APS Carioca, podem acelerar a cicatrização da pele, diminuir a dor e proteger os terminais nervosos.

Fonte:
GOV.BR