Tendo em vista a constituição de uma Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) que contemple as necessidades da população da Cidade do Rio de Janeiro, a Saúde Pública Carioca deve, mediante a organização em equipes de Saúde da Família (eSF) nas Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS), estabelecer estratégias de ação para controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT’s) entre as populações adscritas aos seus territórios.
Neste sentido, pelas DCNT’s estarem intimamente com a qualidade de vida dos indivíduos, a Promoção de Boas Práticas em Saúde entre os (as) moradores e moradoras do território representa uma ótima estratégia para controle dos fatores de risco para desenvolvimento dessas moléstias, como a Diabates Mellitus e a Hipertensão Arterial.
Com a importância desses pontos em mente, então, a enfermeira Juliana Capilupi da eSF Canal, vinculada à CF Rinaldo de Lamare, na tarde de 19/05/2023, reuniu com apoio da enfermeira residente Tayelle da Silva e das agentes comunitárias de saúde (ACS), Ana Flávia e Vera Cristina, no auditório da OTICS-Rio Rocinha usuários e usuárias portadores (as) de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para a realização do Grupo HiperDia.
Durante o encontro, os (as) presentes foram contemplados com a aferição de pressão arterial, o cálculo do Índice de Massa Corporal e o estímulo sensorial do pé dos portadores de diabetes.
Dessa forma, a atividade com o grupo buscou enfatizar a importância da manutenção das boas práticas em saúde, como a realização de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada.
Se interessou no Grupo de HiperDia?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
GOV.BR