Reunião com o NUDEM da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – CCRL

Os determinantes sociais da saúde são as relações das condições de vida e trabalho de um indivíduo ou de um coletivo que influenciam em seus processos de saúde-doença. Para visualizar essas relações, a análise dos fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais e de gênero mostram-se fundamentais para a formulação de políticas públicas específicas a certos recortes populacionais, vislumbrando assim um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais democrático e equitário.
É neste raciocínio que a Atenção Primária à Saúde (APS) Pública Carioca estrutura sua rede de Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS), mediante a atuação de equipes multidisciplinares de profissionais junto às equipes de Saúde da Família (eSF).

Ciente da importância desse diálogo intersetorial, a assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Alexsandra Torres, convidou na tarde de 17/05/2023 a psicóloga Pâmella Rossy e a assistente social Moema Bastos, do Núcleo Especial de Direito da Mulher e de Vítimas de Violência (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, para uma palestra aos(às) profissionais de saúde da CF Rinaldo de Lamare.
O encontro que contou com a presença de 70 pessoas, dentre elas a gerente técnica da CF Rinaldo de Lamare, Thays Conti, ocorreu no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare (CCRL) e recebeu os(as) enfermeiros(as), os(as) agentes comunitários de saúde, e as equipes de saúde bucal e de residência multiprofissional presentes na unidade de saúde.

Dessa maneira, o encontro objetivou um olhar integral sobre os determinantes sociais dos processos de saúde-doença, enfatizando aos(às) presentes os fluxos corretos para atuação em casos que envolvam pessoas vítimas de violência e quebra dos direitos da mulher.

Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fontes:
Defensoria Pública RJ
FIOCRUZ