Saúde com Agente – CF Rinaldo De Lamare

A caderneta de vacinação também contém os gráficos de crescimento e tabelas para registros das vacinas aplicadas. “Desde os anos 1980, o documento cumpre um papel importante no acompanhamento de saúde, crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.

O documento é dividido em duas partes. A primeira apresenta os direitos infantis e dos pais, orientações sobre o registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de acidentes e violências, entre outros. A segunda parte é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança.

 

Para isso, a atualização e a manutenção da caderneta de vacinação é de extrema importância no controle vacinal. Ela será utilizada e requisitada durante toda a vida, inclusive na fase adulta, e por isso os pais devem se preocupar em seguir corretamente as indicações de imunização, além de manter a caderneta preenchida e de fácil acesso, pois a caderneta da criança é um documento importante e deve estar presente sempre que procurar um serviço de saúde para atendimento.

 

Na tarde de hoje, dia 16/05/2023 houve uma reunião no laboratório da Otics Rio – Rocinha, na Clínica da Família (CF) Rinaldo De Lamare, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com a presença de oito Agentes participantes e a Preceptora Lidiane Cabral, conduzindo a reunião abordando a importância da vacinação de crianças e adolescentes e os cuidados com a caderneta de vacinação. Abordou temas como: saúde e bem estar da Mulher ( saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis e outros tipos de doenças)  e doenças na terceira idade .Para uma vida saudável, é fundamental a prevenção e a realização de exames de saúde de rotina. Sabemos que as mulheres costumam se preocupar mais com a saúde do que os homens, mas ambos precisam fazer com frequência alguns exames preventivos.

 

 

 

Grupo de Redução de Danos – CF Rinaldo de Lamare

A Redução de Danos (RD) é um conjunto de princípios e ações para a abordagem dos problemas relacionados ao uso de drogas que é utilizado internacionalmente e apoiado pelas instituições formuladoras das políticas sobre drogas no Brasil, como a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Saúde.

A RD não pressupõe que deva haver imediata e obrigatória extinção do uso de drogas – no âmbito da sociedade ou no caso de cada sujeito –, seu foco incide na formulação de práticas, direcionadas aos usuários de drogas e aos grupos sociais com os quais eles convivem, que têm por objetivo a diminuição dos danos causados pelo uso de drogas.

Nesse contexto, hoje pela manhã, 16/05/2023, ocorreu no auditório da OTICS-Rio Rocinha o grupo de redução de danos da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare. Supervisionado pela psicóloga do NASF Sheila Lima e o redutor de danos Devaldo Oliveira. A perspectiva de redução de danos é promover ações a fim de “minimizar qualquer dano de natureza biológica, psicossocial e econômica das/os usuárias/os de substâncias psicoativas. Os usuários e usuárias presentes, cerca de 10 (dez) participantes aproveitaram o tempo para um exercício de reflexão após terminarem de assistir o filme escolhido pelos supervisores.