Reunião sobre fichas de cadastro – CMS Dr. Albert Sabin

Na procura por uma melhoria contínua nos serviços de saúde prestados à população, a Saúde Pública Carioca em seus níveis primário, secundário e terciário tem experimentado processos de capacitação para devido registro dos usuários e usuárias atendidos(as). Neste sentido, na tarde de 27/04/2023, os agentes comunitários de saúde (ACS) do Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin prepararam uma oficina sobre o preenchimento correto das chamadas “Ficha A, Ficha B e Ficha C”.
No contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro (MRJ), o uso das fichas A, B e C surgem como um registro físico seguro e paralelo ao Sistema VITACare. Dessa forma, o trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) do CMS Dr. Albert Sabin contam com o respaldo das informações contidas tanto em papel, quanto nos Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, em concomitância com o consolidado das informações no Sistema de Informações VITACare, a Ficha A agrega informações relacionadas ao cadastro das famílias da microárea do ACS. A Ficha B, por sua vez, procura coletar informações relativas a doenças como Diabetes Melittus, Hipertensão Arterial, Tuberculose, Hanseníase e Gestação. Já a Ficha C, também conhecida como “cartão sombra”, é uma cópia de carteira de vacinação infantil, importante ferramenta para o ACS em suas visitas domiciliares.
Com isso em mente, os ACS Fabiana, Leonardo, Claudineide, Rosemeri e Nayara reuniram o corpo técnico da unidade para algumas orientações no preenchimento dessas fichas, a fim de otimizar e arquivar o trabalho desenvolvido por todos e todas do CMS.

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Fonte:
UNASUS