Matriciamento de Contatos – CAPS Maria do Socorro

O matriciamento entre a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a atenção básica tem a função de realizar um processo de construção de saberes compartilhados. Assim, como proposta de intervenção, busca-se realizar uma articulação entre as equipes de atenção básica e de Saúde Mental.
Uma das principais estratégias desenvolvidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) para articular a rede de cuidados é a realização do Apoio Matricial ou Matriciamento, compreendido como “um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”.
Ontem dia 26/04/23, foi realizado no Auditório da Estação Otics-Rocinha uma reunião de Matriciamento de Contatos – Caps Maria do Socorro para discutirem sobre casos, ações de educação permanente e intervenções no território e na saúde. A fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos. 

Capacitação de Aferição de Pressão Arterial para os Agentes Comunitários de Saúde – CF Maria do Socorro

Dia 26 de Abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

Para conscientizar a população sobre a importância da data, devido à relevância do problema no Brasil, de acordo com o dados da Vigitel (Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde) de 2021, 32% da população adulta do Rio de Janeiro, referiram diagnóstico médico de hipertensão arterial na pesquisa realizada. A hipertensão arterial está atingindo cada vez mais a população. Logo, a doença já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.

Para conscientizar, prevenir manejar fatores de risco, a CF Maria do Socorro criou no dia 26 de abril a primeira turma de Capacitação de aferição de pressão arterial para os Agentes Comunitários de Saúde. A enfermeira residente Karen, orientou e colocou em pratica a importância da aferição promovendo promoção de saúde de forma didática.

Para a redução desse quadro é importante ficar atento aos sintomas e praticar atividades físicas de forma regular, criar hábitos de alimentação saudável e equilibrada com a diminuição de produtos ultraprocessados. O sal é o maior vilão e é extrema importância o uso adequado e de forma equilibrada.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Para prevenir a hipertensão, é importante medir a pressão regularmente, principalmente na terceira idade. Afinal, a pressão também aumenta, conforme o indivíduo envelhece. Além disso, é importante praticar atividades físicas e adotar um estilo de vida saudável.