Curso Saúde com Agentes da CF Rinaldo De Lamare

Desde 1973, o Brasil conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que permite que as vacinas alcancem os lugares mais remotos do país. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de vacinas para mais de 20 doenças imunopreveníveis, contemplando pessoas de todas as idades e contribuindo para que tenham vidas mais longas e saudáveis.
Com o passar do tempo, as vacinas podem diminuir sua proteção. Para garantir a cobertura, são fundamentais o cumprimento dos esquemas vacinais e a atualização das doses de reforço, que têm a capacidade de estimular e relembrar o sistema imune de reconhecer a presença de agentes infecciosos.   

Hoje no Curso Saúde com Agente, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da CF Rinaldo De Lamare, foi abordado o tema sobre a importância da vacinação em todos os ciclos de vida.
A preceptora Lidiane Garcia, destacou o quanto é importante o papel do ACS na conferência da caderneta de vacinação, na orientação de manter a caderneta atualizada e o quanto isso impacta na saúde da população. Criando indicadores de cobertura vacinal e fomentar promoção e prevenção de doenças e que levam agravos à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a vacina previne de 3,5 a 5 milhões de mortes, todos os anos, por doenças imunopreveníveis — aquelas que podem ser evitadas com a administração da vacina. As principais doenças imunopreveníveis por vacina são a difteria, o tétano, a coqueluche, a influenza (gripe), o sarampo, a poliomielite, a meningite, a caxumba, a febre amarela, a hepatite B, entre outras.

No Sistema Único de Saúde (SUS), elas são oferecidas nas unidades básicas de saúde do município (UBS) e qualquer pessoa, brasileira ou não, pode ser vacinada. Para isso, basta ir à Unidade Básica de Saúde, Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família mais próxima levando seus documentos pessoais e seu cartão SUS. É importante apresentar, também, a sua carteira de vacinação, mas, caso você não tenha uma, vá e se vacine mesmo assim. Quem recebe todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização tem melhor qualidade de vida e proteção a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais sobre na unidade de saúde mais próxima.