Curso Saúde com Agentes da CF Rinaldo De Lamare

Desde 1973, o Brasil conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que permite que as vacinas alcancem os lugares mais remotos do país. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de vacinas para mais de 20 doenças imunopreveníveis, contemplando pessoas de todas as idades e contribuindo para que tenham vidas mais longas e saudáveis.
Com o passar do tempo, as vacinas podem diminuir sua proteção. Para garantir a cobertura, são fundamentais o cumprimento dos esquemas vacinais e a atualização das doses de reforço, que têm a capacidade de estimular e relembrar o sistema imune de reconhecer a presença de agentes infecciosos.   

Hoje no Curso Saúde com Agente, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da CF Rinaldo De Lamare, foi abordado o tema sobre a importância da vacinação em todos os ciclos de vida.
A preceptora Lidiane Garcia, destacou o quanto é importante o papel do ACS na conferência da caderneta de vacinação, na orientação de manter a caderneta atualizada e o quanto isso impacta na saúde da população. Criando indicadores de cobertura vacinal e fomentar promoção e prevenção de doenças e que levam agravos à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a vacina previne de 3,5 a 5 milhões de mortes, todos os anos, por doenças imunopreveníveis — aquelas que podem ser evitadas com a administração da vacina. As principais doenças imunopreveníveis por vacina são a difteria, o tétano, a coqueluche, a influenza (gripe), o sarampo, a poliomielite, a meningite, a caxumba, a febre amarela, a hepatite B, entre outras.

No Sistema Único de Saúde (SUS), elas são oferecidas nas unidades básicas de saúde do município (UBS) e qualquer pessoa, brasileira ou não, pode ser vacinada. Para isso, basta ir à Unidade Básica de Saúde, Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família mais próxima levando seus documentos pessoais e seu cartão SUS. É importante apresentar, também, a sua carteira de vacinação, mas, caso você não tenha uma, vá e se vacine mesmo assim. Quem recebe todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização tem melhor qualidade de vida e proteção a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais sobre na unidade de saúde mais próxima.

Circuito Funcional em Vila Canoas

O circuito funcional nada mais é do que uma prática de exercícios funcionais realizados dentro de um percurso. Esta é uma prática que não necessita de pesos ou grandes aparelhos caros para a sua execução. Isto é, o circuito funcional pode ser realizado até mesmo com o peso do próprio corpo.

O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do indivíduo utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, independente do seu grau de condição física e das atividades que ele desenvolva, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo.

Dentro desse contexto, segunda-feira dia 24 de abril foi dia de “ Circuito Funcional em Vila Canoas”, onde o profissional de educação física Romário Santos, reúne na Praia de São Conrado os alunos do Programa Academia Carioca do CMS Vila Canoas para a prática de exercícios funcionais.

A prática de exercícios funcionais alivia os sintomas de transtornos mentais, equilibra a produção de hormônios, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. O treino funcional traz exercícios que alongam os músculos e promovem uma maior atenção ao praticar as atividades. Além disso, ele também traz melhoras na postura.

Vale lembrar que os circuitos funcionais podem acontecer dentro das academias, mas também em parques, praças, em casa e até na praia.

A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

E aí, aposto que você se animou hein?

O Programa Academia Carioca é integrado à estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e vinculado às unidades de Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família). Com o objetivo de promover a prática da atividade física de forma mais acessível como estratégia de Promoção de Saúde para melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população.

As academias têm como objetivo facilitar o acesso às atividades físicas em associação aos cuidados médicos, e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações.