Na busca pela promoção de práticas exitosas de atividades físicas entre a população dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, os profissionais de educação física do Programa Academia Carioca das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da Área Programática 2.1 (AP-2.1) reuniram-se durante a manhã e a tarde do dia 24/04/2023.
Com a presença de Junia Cardoso, José Augusto, Wagner Oliveira e Rodrigo Cardoso, todos da Assessoria de Atividade Física/Coordenacão do Programa Academia Carioca, o auditório da OTICS-Rio Rocinha recebeu os profissionais de educação física Neydson Muniz, Felipe Veloso, Raúl Pereira, Eduardo Prates e Romário Santos para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelos(as) participantes durante o mês de Maio de 2023.
O encontro objetivou estabelecer os métodos e práticas a serem desenvolvidas pelos profissionais ao longo de Maio/2023, tendo em mente a importância da elaboração de atividades que promovam a autonomia, a participação, o planejamento, a replicação e a sustentabilidade entre os(as) participantes do Programa.
Dessa forma, os contemplados e contempladas com o Programa Academia Carioca podem, com o acompanhamento de profissionais especializados, realizar atividades físicas para o aumento de suas capacidades físicas, tais quais a aptidão cardiorespiratória, a força, a flexibilidade e o equilíbrio.
Se interessou pelo Programa Academia Carioca?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Dia: 24 de abril de 2023
Comissão de Prontuário – CMS Dr Albert Sabin
A comissão de prontuário objetiva a melhoria na qualidade dos registros e anotações necessárias à elaboração do prontuário clínico, levando em consideração a segurança do paciente, o padrão de atendimento prestado pela equipe de saúde e o fornecimento de dados para elaboração de estudos e pesquisas sobre as situações do processo saúde-doença. Verifica, avalia, sugere e orienta a formulação dos prontuários e registros da assistência prestada por todos os profissionais.
Nesse contexto, o CMS Dr Albert Sabin reuniu os profissionais de sua comissão de prontuário para discussões de parte de um conjunto de padrões apropriados para garantir a qualidade da assistência aos pacientes. O preenchimento do prontuário completo e exato com dados que não apresentem erros e inconsistências, devidamente ordenados, é fundamental para assegurar a correta assistência ao paciente.
Além de conter todos os dados pessoais, o prontuário do paciente é um documento único destinado ao registro dos cuidados prestados, onde devem ser registradas todas as informações relativas à saúde da pessoa: evoluções médicas e de enfermagem, prescrições médicas, transferências entre setores e outras unidades hospitalares, diagnóstico e terapêutica utilizada, identificação de novos procedimentos realizados no paciente, relatórios de alta ou óbito.
As Comissões de prontuário destacam-se como ferramentas de gestão, promovendo a produção de indicadores relevantes, contribuindo para tomada de decisões e melhoria dos serviços prestados. Além de ser um espaço rico de trocas de informações valiosas de condutas sobre o cuidado.
Essas comissões deliberam as diretrizes para a preservação dos documentos e dos respectivos conjuntos de documentos que contenham valor secundário e sejam capazes de cumprir a missão principal desses serviços: promoção, prevenção e assistência à saúde.