Na busca por uma educação continuada para formação de profissionais capazes de lançar um olhar apurado sobre as informações coletadas em suas visitas domiciliares, o Ministério da Saúde estruturou o Programa Saúde com Agente, que contou com a adesão do Município do Rio de Janeiro (MRJ).
No âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) no MRJ, a rede composta por Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), depende do olhar apurado dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) sobre as características de seus respectivos territórios de atuação.
Neste sentido, o laboratório da OTICS-Rio Rocinha recebeu, na manhã de 20/04/2023, a farmacêutica do CMS Vila Canoas e preceptora do curso Saúde com Agente, Lidiane Cabral, para continuidade dos módulos trabalhados pelas capacitações. Dessa forma, a preceptora trabalhou junto aos 08 ACS e AVE da CF Rinaldo de Lamare alguns aspectos técnicos relacionados ao cuidado em saúde, principalmente no tocante às boas práticas em saúde e à análise dos determinantes de saúde presentes no território.
Assim, através da adesão da CF Rinaldo de Lamare ao Programa Saúde com Agente, a população carioca nos bairros da Rocinha e São Conrado pode usufruir por meio dos recursos técnicos aprendidos pelos ACS e AVE da unidade de saúde para um acolhimento e cuidado ainda maiores.
Se interessou pelo Programa Saúde com Agente?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
GOV.BR