Atualização dos cadastros do Bolsa-Família – CF Rinaldo de Lamare

Ao compreender a saúde em sua forma integral, fica expressa a importância do bem-estar pleno das faculdades físicas, mentais e sociais. No âmbito social, por exemplo, é perceptível a relação entre renda e dignidade humana, pois em muitos momentos o acesso e o acolhimento em certos espaços e situações são determinados pelos indicadores sociais da população.
É na busca pela superação dessa mazela que o Programa Bolsa Família, uma iniciativa do Governo Federal, conta com a parceria das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) do município do Rio de Janeiro. Além de garantir renda básica às famílias vulneráveis, o Programa busca a integração de políticas públicas para facilitar o acesso dessas pessoas a direitos básicos como saúde, educação, assistência social e moradia.
Em concomitância com essa política pública para superação da pobreza e transformação social, o laboratório da OTICS-Rio Rocinha pôde, na manhã de 19/04/2023, receber os agentes comunitários de saúde (ACS) da CF Rinaldo de Lamare para atualização, acompanhamento e fiscalização dos cadastrados no Programa no bairro Rocinha.

Com a estrutura do laboratório, então, os 08 ACS da CF Rinaldo de Lamare puderam utilizar a manhã para acesso à Plataforma SUBPAV, onde são cadastrados os(as) contemplados(as) com o Programa.
Assim, através do trabalho contínuo desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família (eSF) da CF, os ACS verificaram os cadastros a partir dos determinantes sociais dos indivíduos cadastrados em suas microáreas de atuação.

Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima

Fonte:
GOV.BR
UNICAMP